quinta-feira, 8 de março de 2012

“Mulher Padrão: Joelho No Altar E Coração No Lar”


Feliz dia internacional da mulher!..
Filhas amadas do Pai, quero compartilhar com vocês,sobre
a mulher de Provérbios, aquela que é a ideal aos olhos de Deus. A mulher que é um modelo a ser seguido, que nos serve de referência.

A mulher do século XXI está perdendo a cada dia o foco do seu real valor e de seu papel para o qual foi criada.

Como cristãs, temos a Palavra de Deus como base para nossa jornada nessa terra e temos então por princípio, sendo casadas, o principal papel, o “da rainha do lar”. Papel este desvalorizado, esquecido e por que não dizer até zombado!

Com as mudanças da sociedade, nunca mulheres tiveram que sair de casa na história da humanidade como hoje, para trabalhar, para compor ou completar o orçamento da família. Porém a “velha” e preciosa Palavra de Deus, a Bíblia, a Luz que guia-nos no caminho, nos traz o exemplo de uma mulher que viveu séculos antes de Cristo, mas que representa a “Mulher Padrão” para Deus. A mulher de Provérbios 31, a tão famosa mulher virtuosa que até o século passado era chamada de “A rainha do Lar”. E como já mencionei, algo que parece não combinar com as mulheres de hoje.

Pois bem, a mulher de Provérbios 31 diz o texto que era uma mulher que fazia muito bem o trabalho de casa, cuidava do marido, dos filhos, mas diz também o texto que ela usava suas habilidades no serviço “fora” de casa. Isso sem deixar a desejar nem uma coisa e nem outra.

Vejamos por partes seu papel:
Com o Marido: Provérbios 31.11-12,23 
“O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal”.
“O seu marido é estimado por todos, é um dos principais cidadãos do lugar”.
Com os Filhos: Provérbios 31.13-15,21 
“Está sempre ocupada, fazendo roupas de lá e de linho. De lugares distantes ela traz comida para casa... Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família...”.
“Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir”.
Com a Casa: Provérbios 31.17-18,27 
“É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalhar até tarde da noite”.
“Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família”.
Com o trabalho fora de casa: Provérbios 31.16,24 
“Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas”.
“Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes”.

O texto ainda traz os cuidados dela para com ela mesma, com o seu corpo, o cuidado com os pobres e necessitados, e sua forma de ser no trato com pessoas, sua sabedoria, etc...

Pelo que podemos ver, não são as mulheres atuais que saem para conquistarem seus espaços fora de casa. Isso já acontecia mesmo antes de Jesus vir ao mundo. O que ocorre é que há uma visão bíblica, ou seja, visão de Deus para nós de como devemos sair e fazer. O problema não está em sair e sim em como se sai de casa, como são as motivações e intenções do coração. E tudo isso podemos aprender com essa mulher.

Desejo que até aqui sua forma de ver sua própria vida tenha alguma mudança minha irmã do século XXI, porque Deus nos criou e vocacionou para, debaixo do Seu temor, sermos “Padrão”, sermos “modelo” para as mulheres de nossa geração e daquelas que estão por vir.
Parabens á você Mulher temente e obediente ao Senhor de toda gloria!
Graça e paz!

Por  Elisangela Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário